Coordenadora:

O Ensino Fundamental parte da Educação Básica , está inserido na proposta de trabalho do Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil, é através do conteúdo das diferentes áreas de ensino que procuramos desenvolver nos alunos as capacidades intelectuais, o pensamento autônomo, a construção da própria identidade e a consciência crítica, para que possam compreender e participar ativamente da vida social.

Durante o processo estabelecemos condições para que os alunos vá adquirindo de forma sistemática os conteúdos escolares ,através de uma ação pedagógica que não esteja restrita somente ao conteúdo, nem aos elementos que o aluno apresenta espontaneamente.

Planejamos dentro das diversas áreas do conhecimento, situações em que o aluno aprenda a utilizar seu instrumento de compreensão da realidade, seja do ponto de vista da utilidade prática, seja na forma de pensamento que permitam a ele expressar e comunicar suas idéias, usufruir das produções culturais interpretando e transformando o mundo que o rodeia.

Optamos por uma ação pedagógica no Ensino Fundamental, que possibilite à construção de valores e atitudes que norteiam as relações interpessoais do aluno com o objeto de conhecimento.

É imprescindível, nesse processo, valorizar o aprender contínuo entre aluno-aluno e aluno-professor uma postura de trabalho que considera a cooperação, o respeito, a consciência, a persistência, o empenho e a prontidão para superar desafios.