Histórico

O Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil localizado no bairro de Messejana, em Fortaleza-CE, é uma instituição educacional organizada e mantida pelos frades menores capuchinhos, antes, (1934) Seminário Seráfico e a partir de 1998 Colégio Seráfico a serviço da sociedade alencarina.

Apoiado na pedagogia e carisma de São Francisco, o Colégio Seráfico oferece educação básica, nos níveis de ensino fundamental e médio, para crianças, adolescentes e jovens, tendo como meta prioritária uma formação alicerçada em valores humanísticos e evangélicos, possibilitando-lhes formação integral que permita  a inserção consciente destes, no mundo e o exercício pleno da cidadania (BRASIL, 1996).

Em 1934, os frades capuchinhos da Província Ceará/Piauí necessitavam de um local propício à formação de seminaristas, ingressos na Ordem. Messejana, bairro de Fortaleza, oferecia condições propícias à formação dos jovens seminaristas. A distância do centro da cidade, tranqüilidade e contatos com a natureza eram critérios satisfatórios à edificação desejada. Foi em Messejana o lugar ideal para a construção do Seminário Seráfico Nossa Senhora do Brasil, ainda hoje existente.

No ano de 1969, o Seminário Seráfico passa a receber alunos de outras regiões para estudarem e receberem educação, preparando-se intelectualmente para a vida religiosa.

A partir de 1974 é firmado o primeiro convênio com a Secretaria de Educação do Ceará e, dois anos depois (1976), com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, passando ao poder público assumir parte dos encargos com a gestão da instituição sem que os frades capuchinhos dela se ausentem totalmente, não mais voltada à formação de seminaristas.

Em 1998 a instituição passa por uma reestruturação, voltando  à condição de escola particular totalmente gerida pelos frades capuchinhos, tendo como referência pedagógica e administrativa o Colégio Pio X, localizado no centro da cidade, extinto em 2006. Três anos depois dos frades terem reassumido o Seminário Seráfico, por orientação do Conselho de Educação do Ceará, o mesmo deixa o nome de seminário e passa a denominar-se Colégio Seráfico Nossa Senhora do Brasil.

A primeira gestão da instituição coube ao Frei Benjamim de Bergamo, seguida por outros frades que por ela passaram. Hoje, o Colégio Seráfico é administrado por Frei Francisco de Paulo Pereira da Silva, OFMCap., assessorado por uma equipe de profissionais leigos que garantem a gestão tanto administrativa como técnica e educacional da instituição.

O Colégio Seráfico tem como missão – oportunizar uma educação abrangente que promova em seus educando a dimensão real e concreta da vida, do conhecimento científico, técnico e cultural de modo crítico, integrando o homem com Deus e a natureza, com a família, com a comunidade e as realidades de seu tempo e espaço.

A concepção educativa do Colégio Seráfico impulsiona seu projeto para a reflexão do papel do homem (criança/jovem) no mundo e suas relações com Deus e a natureza, considerando que a educação é o lócus privilegiado, onde o homem coloca-se frente a frente com o poder-fazer, na proporção do conhecimento que deseja para si, para sua família, formando uma comunidade comprometida com o bem estar de todos.

O investimento numa educação de qualidade tem sido uma prioridade da atual administração do Colégio Seráfico, atendendo metas que almejam tanto as condições-meio do ensino-aprendizagem, como àquelas diretamente ligadas aos fins educacionais, como: formação continuada dos docentes, inserção de projetos educativos que promovam um ensino atualizado, contextualizado e integrado às necessidades do(a) aluno(a), bem como aos ditames da sociedade do conhecimento, hoje.